Sunday, December 06, 2009

"We cannot not change the world"




Nestes últimos tempos tenho pensado bastante nos excessos, na ecologia e na nossa responsabilidade pela escassez dos recursos naturais. Existe uma frase que me vem constantemente à mente: "think more, Design Less" da Ellen Lupton, acho que não só se aplica ao Design mas a toda a sociedade dos excessos.

Precisamos urgentemente de voltar ao básico, mas isso não é assim tão fácil! Tudo que nós possuímos tem um prazo de validade cada vez mais curto, os produtos que adquirimos são feitos para serem substituídos num prazo de um ano ou dois. Já não se fazem objectos que duram a vida inteira, como os vários electrodomésticos que os meus avós ainda usam todos os dias.

Talvez não seja necessário voltar ao básico para sobrevivermos, mas sim minimizar os excessos da sociedade do consumo, através do re-design dos objectos importantes e indispensáveis para a nossa sobrevivência no mundo pós-moderno.

Claro que isto é tudo muito bonito, mas é uma utopia. A nossa sociedade depende do constante consumo, o emprego depende do constante consumo, até mudarmos o nosso sistema económico voltar ao básico e sermos menos consumistas nunca vai ser possível.
Deixo este site como sugestão para todos os interessados no Design Social, também foi o sítio onde tirei o vídeo
Vejam também o documentário Objectified e Human Footprint do National Geographic
E criei um wallpaper a propósito, podem ver e fazer o download aqui

1 comment: